Arquitetura residencial contemporânea na África: a importância dos estudos de caso

A casa é uma expressão fundamental dos movimentos arquitetônicos dentro do tecido de uma cidade. Como uma das menores tipologias, é a tipologia mais simples para expressar o espírito da arquitetura de qualquer época em particular. As cidades africanas têm negociado continuamente o significado de suas residências, da arquitetura tradicional à arquitetura colonial, e o influxo da arquitetura moderna pós-colonial. A arquitetura vernacular explorou casas com padrões espaciais enraizados na destreza cultural, envelopes construídos com materiais e técnicas de populações originárias, dotados de motivos tradicionais. Estes contrastavam fortemente com as casas coloniais que apresentavam uma variedade de estilos arquitetônicos importados em todo o continente, negligenciando seus contextos climáticos e culturais.

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O período pós-colonial testemunhou uma miríade de estilos e movimentos arquitetônicos. Notadamente, o Modernismo Tropical, com seu nascimento na África Ocidental, compreende a Nigéria, Serra Leoa, Gâmbia, e a Costa de Ouro (Gana). Este movimento encarnava o design ambiental, com edifícios feitos para prestar fidelidade ao seu contexto, interiores selecionados para proporcionar conforto e formas construídas para expressar a estética da independência de um país. Estas explorações foram realizadas por arquitetos nascidos no exterior contratados pelo Estado destes países; foi uma abordagem de cima para baixo em relação à construção de cidades, onde apenas projetos economicamente dinâmicos foram os beneficiários. O movimento floresceu na definição de edifícios institucionais, como igrejas, escolas e parlamentos, mas lutou com sua influência e sustentabilidade na arquitetura residencial. Isto criou uma lacuna no diálogo educacional entre estes arquitetos, a jovem profissão de arquiteto no país, clientes em potencial e construtores de casas comuns.

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Casa residencial moderna na África com varanda, cerca e portão. Habitação em Gana. Imagem © Nataly Reinch/ Shutterstock

Abriu ainda mais as fronteiras para um influxo de vários estilos, imitando a arquitetura e as interpretações inovadoras de contextos estrangeiros, alienando materiais locais indígenas, empurrando fatores climáticos como secundários, tudo isso para exibir uma arquitetura denominada como contemporânea, que se tornou o modelo fundamental para a maioria das casas.


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Mas o que é exatamente a arquitetura contemporânea? Ao contrário de qualquer outro movimento, ela não representa um estilo definido ou uma mensagem fixa. Argumenta-se até que não é um movimento, mas através da lente que o vê como um, sua mensagem é refletir as tendências e inovações dos tempos atuais. É por isso que seus estilos, formas, padrões espaciais e comportamento construtivo diferem dentro de diferentes contextos. Também levou ao nascimento de estilos como o desconstrutivismo e o pós-modernismo, tornando-o um modelo diversificado e aberto à interpretação. Um modelo que a arquitetura africana pode adotar, negligenciar os resultados estrangeiros existentes, redefinir sua narrativa, torná-la sua e propô-la ao mundo.

O continente está atualmente experimentando uma exportação global de sua música, moda e outras formas de arte. Sua arquitetura está lentamente seguindo o exemplo e buscando um renascimento, um ressurgimento que reinventa as melhores qualidades de sua arquitetura tradicional. Desta vez, uma abordagem de baixo para cima deve ser favorecida em direção à construção da cidade. Uma que comece pela casa e a utilize como modelo para redefinir o que é contemporâneo dentro do contexto africano.

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Joe Osae-Addo House exterior: Slatted wooden screens facing southwest which filter the sunlight and provide privacy.. Image © Dookphoto

A casa seria vista como uma experiência, explorando novas formas de vida com seus padrões espaciais. Ela aproveita os materiais locais, inova em novos usos para eles e está apta a responder a condições climáticas extremas em alguns contextos. A casa repensa o significado dos motivos nos edifícios, apresentando-se como um estudo de caso exemplar que irá interagir com a sociedade, afetando o desenvolvimento de outras casas e fornecendo lições para outras tipologias. Estas casas serão plataformas para educação, e seus sistemas inovadores de materiais serão acessíveis aos construtores. Como casas, elas crescerão para serem pontos de referência cultural.

Além disso, à medida que a perspectiva de mais iterações se aproxima, já existem estruturas que podem desempenhar papéis semelhantes e fornecer valiosos insights. A Casa Joe Osae-Addo, em Accra, Gana, é um excelente exemplo. Projetada e construída pelo próprio arquiteto ganense em 2004, ela mostra um uso inovador de materiais de construção indígenas e um padrão espacial inspirado nas casas rurais ganenses. A casa elimina os lobbies internos e, em vez disso, oferece uma varanda externa que envolve o edifício. Ela também eleva o volume 0,90m (3ft) do solo para promover o resfriamento e permite a ventilação cruzada, colocando espaços de ponta a ponta. O exterior é uma colagem de telas de madeira e persianas de vidro dentro da forma de tijolo de adobe, explorando "a luz, ventilação cruzada e a leveza da estrutura", como descrito pelo arquiteto. A casa serve como referência para o uso de materiais locais e é usada pelo arquiteto para ensinar os construtores na comunidade.

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Joe Osae-Addo House interior: open plan living and dinning area built with local Dahoma wood and bounded by sliding screens.. Image © Dookphoto

Outro exemplo digno de nota é o novo estúdio cultural em Ibadan, sudoeste da Nigéria. Ele foi projetado e pertence ao artista e designer nigeriano Demas Nwoko, que transformou sua residência particular em uma instituição de arte comunitária a partir de 1964. Ele estendeu sua filosofia de inovar elementos de construção a partir de materiais locais encontrados no local para o projeto do estúdio. Os tijolos foram feitos de solo laterite escavado e deixados inacabados para mostrar as variações de cores que refletem os estratos da terra de onde eles vêm. Árvores arrancadas do local também foram reaproveitadas como piso, portas, janelas e estrutura do telhado. Estes elementos foram organizados em um volume sobreposto de 2 pavimentos e projetados para substituir janelas por portais de ventilação e luz. Os portais criam caminhos para o ar frio entrar em níveis mais baixos e o ar quente escapar em níveis mais altos, mantendo o calor intenso e a luz do sol. O estúdio é um edifício distinto na comunidade e atrai artistas, artesãos, arquitetos e profissionais que vêm para aprender sobre seu ethos de design enquanto celebram a arte.

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Demas Nwoko recebe o Leão de Ouro pelo conjunto de sua obra na Bienal de Veneza de 2023 - Imagem 4 de 15New Culture Studios, Oremeji, 1967-em andamento. Cortesia da imagem de La Biennale di Venezia

Em última análise, os estudo de caso das casas podem desempenhar um papel no renascimento da arquitetura africana, partindo das menores iterações da tipologia mais básica. Esta abordagem pode iniciar uma exploração de projeto de baixo para cima, onde as ideias são facilmente acessíveis e podem ser interrogadas e retrabalhadas em novos protótipos. Como resultado, uma linguagem para casas afro-contemporâneas pode ser derivada e seu ethos pode ser definido.

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New Culture Studios, Oremeji, 1967-em andamento. Cortesia da imagem de La Biennale di Venezia

Este artigo é parte dos Temas do ArchDaily: A Casa Contemporânea, orgulhosamente apresentado pela BUILDNER.

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Sobre este autor
Cita: Yakubu, Paul. "Arquitetura residencial contemporânea na África: a importância dos estudos de caso" [Defining Afro-Contemporary Homes: The Role of Case Study Houses] 21 Abr 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/999578/arquitetura-residencial-contemporanea-na-africa-a-importancia-dos-estudos-de-caso> ISSN 0719-8906

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